"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Paulo Freire

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MOPS – Movimento Popular de Saúde do Ceará realiza o seu I Encontro Macro Nordeste


O MOPS Ceará realizou nestes dias 11 e 12 de maio, em Fortaleza, o seu I Encontro Macro Nordeste com participação dos estados do Pernambuco, Maranhão e Bahia, com participação também do representante da Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa do Ministério da Saúde e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará – CESAU, Representante do MOPS Nacional, Livaldo Bento – Paraná, e, se o assunto era Educação Popular e melhoria da vida dos cidadãos e cidadãs cearenses, lá estava presente também a Recid Ceará.

O início do Encontro se deu com as boas vindas pelo pessoal da casa (Assessoria do CESAU) que acolheram os convidados com o velho e aconchegante estilo cearense, seqüenciada pelas falas dos atores responsáveis pelo evento.

No amanhecer á beira mar de Iracema, fomos acolhidos por uma bem-vinda chuva em toda a capital cearense, o que atrasou um pouco o início dos trabalhos do dia 12, mas sem prejudicar a riqueza que dialógica que foi a Conferência Magna, abordando o tema: A política de gestão Democrática e Participativa no contexto da diversidade dos sujeitos no SUS pelo companheiroReginaldo Alves Chagas – DAGEP/MS, que dialogou com os movimentos do MOPS a respeito da “democrática participação” dos populares nas políticas e espaços no âmbito do Sistema Único de Saúde. Tal debate foi bastante caloroso. Segue algumas falas:
“Não existe efetivação do Controle Social, já que a Gestão é quem controla e engessa o processo participativo dos populares” Nino – MOPS/CE. 

Após a Conferência, aconteceram Mesas Redondas, sendo a primeira acerca da Comunicação e Informação do Direito a Saúde para as Comunidades Tradicionais no Nordeste, também pelo representante da DAGEP/MS seqüenciada por debate onde os movimentos trouxeram suas impressões e a realidade dos estados participantes.
No período da tarde vivenciamos a partir das experiências dos estados a atuação do MOPS no Nordeste do Brasil fortalecendo as práticas Populares de Saúde, que seguiu na seqüência:
Representação MOPS – Pernambuco
Representação MOPS – Bahia
Representação MOPS Ceará 


Outra Mesa abordou o tema da Educação Popular em Saúde, onde foi apresentada a Política Nacional de Educação Popular em Saúde, que apresenta seus objetivos, eixos estratégicos, responsabilidades e compromissos dos segmentos de Governo. Diga-se de passagem, que esta mesa foi bastante rica em proposições que certamente contribuirá para a Política em questão.

Para finalizar o encontro com perspectivas de novas trilhas e parcerias, reafirmamos o compromisso dos MOPS e da Recid em Defesa dos Direitos a Saúde com Qualidade, e aprovamos “A Carta do Ceará” que traz em síntese toda a abordagem e diálogo e desafios e vontades dos Movimentos Populares em Saúde do Ceará.


Gilson Lucena - RECID CE