"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Paulo Freire

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MOVIMENTO CEARÁ no Fórum Social Mundial

A Associação dos Educadores Populares do Ceará apresentará atividade no Fórum Social Temático, em Porto Alegre, no dia 28 de janeiro de 2012. A atividade terá a seguinte abordagem:

A EDUCAÇÃO POPULAR E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Mesa: 1– Educação em Direitos humanos :

– Da sua concepção à efetividade concreta.

Painelista: Professor Solon Annes Viola.

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e, também, em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, movimentos sociais, educação e práticas pedagógicas. Atualmente é Coordenador do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos.


Mesa: 2 – Educação em Direitos humanos:

– As diretrizes e sua aplicabilidade no ensino formal e não formal (popular

Painelista: Professora Aida Maria Monteiro Silva.

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Especialista em Direitos Humanos pelo Instituto interamericano de Derechos Humanos da Costa Rica (1988). É professora Adjunto 2 e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco. Ex-coordenadora da Pós-Graduação em Educação da UFPE (2005/2007). Na Secretaria de Educação do Estado de PE exerceu funções de professora da educação básica e ensino médio, diretora e coordenadora pedagógica de escola, secretária executiva de ensino e de gestão escolar nos períodos de 1987/1991 e 2007/2010. Membro do Grupo de Investigação sobre Direitos Humanos no Brasil, do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca/Espanha. Membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; integrante da Comissão de Elaboração das Diretrizes Curriculares de Educação em Direitos Humanos para Educação Básica e Ensino Superior, no Conselho Nacional de Educação (2011).

Mesa: 3 – Educação popular:

- No contexto dos direitos humanos e no resgate da cidadania plena.

Painelista: Pedro de Carvalho Pontual.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Mestrado em Educação pela PUC (1995) e Doutorado em Educação pela PUC (1999). Presidente do Conselho de Educação de Adultos da América Latina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política, gestão democrática e sociedade. Doutor em Educação e psicólogo é um especialista no processo educativo ligado à organização social e orçamento participativo (OP). Desde a década de 1970, ele atua junto aos movimentos sociais e a organizações não-governamentais na temática da participação cidadã nas políticas públicas. Foi membro fundador do Fórum Nacional de Participação Popular nas Administrações Democráticas desde 1991. Foi assessor da Secretaria Municipal de Educação na gestão da Prefeita Luiza Erundina (1989 – 1992) e no exercício do Prof. Paulo Freire naquela Secretaria; É presidente honorário do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL), que presidiu de 2000 a 2008.Ao lado do professor Paulo Freire, então secretário de Educação de São Paulo, entre 1989 e 1990 Pontual criou e coordenou o Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova-SP), tendo sido ainda coordenador do Núcleo de Participação Popular e secretário municipal de Participação e Cidadania de Santo André de 1997 a 2002.Atualmente exerce o cargo de Diretor do Departamento de Participação Social da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República.

Mesa: 4 - As ações da SDH e a pauta da Educação em Direitos Humanos.

- Por uma política educacional, de capacitação e de efetividade.

Painelista: Nadine Monteiro Borges.

Advogada, Mestre e Doutoranda em Sociologia e Direito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense - PPGSD/UFF(2008). Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2003). Realizou curso de extensão sobre o Sistema Interamericano e Universal de Proteção dos Direitos Humanos, organizado pela American University Washington College of Law (WCL-AU), Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH/OEA) e Internacional Service Human Rights (ISHR) em Washington/DC (2005). Autora do livro intitulado Damião Ximenes: Primeira Condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos, publicado pela Editora Revan (2009). Atualmente dedica-se à pesquisa das violações de direitos humanos que tramitam na Comissão e na Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA.
Atualmente secretária de promoção da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República


Mediador: Professor Claudecir Barbosa – Coordenador Geral da Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Data: 28/01/2012

Horas: 9:00

Local: Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul