Valorização da Mulher na Terceira Idade
Texto escrito por Isadora Moreira
No período de 14 de março a 22 de março a equipe do Projeto Reviver realizou, nas comunidades rurais beneficiadas pela iniciativa, oficinas socioeducativas com o tema “Valorização da Mulher na Terceira Idade”.
Oficina de Valorização da Mulher na Terceira Idade — Foto: Albert Alan
“Muitas viveram uma realidade de existir para e a partir de, ou para o casamento, ou a partir dos filhos, então uma vida toda formada para terceiros. E agora, quando chega a terceira idade, em um projeto como o Reviver e outros, elas passam a se autodescobrir, em um tipo de renascimento”, afirma a assistente social especialista em direitos humanos, Milena Alves dos Santos.
Sob essa perspectiva, a oficina estabeleceu com veemência um diálogo acerca da importância da garantia dos direitos das mulheres e das relações afetivas na terceira idade, para promoção da saúde biopsicossocial.
Na ocasião, foi realizada a “dinâmica dos dez dedos”, consolidando o intento de fazer tanto as mulheres quanto os homens pensarem sobre questões como: “sempre pude contar com mulheres para cuidar de mim?”, “os afazeres me permitem sair com os amigos/amigas?”, “me sinto amado(a) quando alguém se preocupa comigo?”... A cada afirmativa positiva, os idosos levantavam um dedo a mais. Após isso, se tornou fluida a conversa sobre a crucialidade do papel da mulher na sociedade, que se torna cada vez mais diverso e relevante.
Todos os idosos presentes se sentiram instigados e à vontade para compartilhar suas vivências e pensamentos a partir do tema levantado, em um ambiente acolhedor e sem julgamentos, demonstrando, ao final da programação, alto grau de satisfação.