"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Paulo Freire

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Em Cena...


CURSO ‘INICIAÇÃO NA ARTE DE REPRESENTAR’
Movimento Ceará... Em Cena...
Transformando vidas através do TEATRO

Em parceria com o Grupo Teatral Cena's de Limoeiro do Norte, que tem como missão, restituir a área das artes cênicas, ao teatro, o seu verdadeiro papel, que é a formação da personalidade da criança e do adolescente.
O Cena’s desenvolve projetos na área de artes cênicas, bem como ministra oficinas de canto, dança e teatro para alunos das escolas públicas municipais e particulares. De 2008 para cá, ganhou os palcos da cidade, apresentando com muito sucesso peças de autores teatrais importantes. O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos diretores e pelo elenco tem levado o Grupo, cada vez mais, a desenvolver um trabalho de respeito pelo fazer teatral como um exercício de auto-conhecimento e de interação com outro, de investigação contínua de novas linguagens, de dedicação permanente ao público e à sua missão. Nesses quase cinco anos de existência, o Grupo de Teatro Cena’s vem desenvolvendo um repertório de encenações de grandes autores de teatro, com adaptações inteligentes que agradam platéias diversificadas.



Mas do que nunca, a arte está presente em nosso meio. Isso devido ao avanço tecnológico com inovações e uma maior democracia do acesso a algumas produções artísticas, como música, cinema, artes plásticas, etc. No entanto, o teatro ainda não é explorado como merece. Pois, o mesmo fica como ‚instrumento‛ de educação; visto que o teatro j{ é educação, não uma ‚muleta‛.
O teatro, diga-se de passagem, aglutina todos os campos artísticos: dança, música, pintura, literatura e etc. Assim, se faz necessário uma tomada de posição com o intuito de fomentar o fazer teatral não só nosso município, mas em todo o país.
“Não é possível uma educação, formal ou informal, de elite ou popular, sem arte, porque é impossível o desenvolvimento integral da inteligência sem o desenvolvimento do pensamento visual e do conhecimento presentancional que caracterizam a arte”.                                                        (BARBOSA, 1991, p. 5)

O que queremos com esta atividade?
OBJETIVOS :
GeraisConstruir conhecimento e propiciar ao aluno uma formação global, crítica e reflexiva. 
Específicos
Conhecer a importância do fazer teatral para o desenvolvimento da formação do Homem e aprimoramento das relações humanas: saber como trabalhar em grupo, superação da timidez e de alguns limites, troca de experiências, responsabilidade, comprometimento, respeito, saber ouvir o outro, compreender melhor as pessoas, ter um pensamento solidário, interação, enfrentar os problemas, compartilhar, participação, resgate da auto-estima e da autoconfiança.
 Conhecer a história do teatro e seus tipos: PALCO, RUA, BONECO, CLOW, etc.
 Conhecer textos dramáticos teatrais, através de leituras que promovam a integração grupal e desenvolvam habilidades de interpretação, improvisação e de escrever.
 Aprimorar a dicção, corpo, voz, por meio de exercícios e jogos dramáticos.

Ideia principal: NOSSO OBJETIVO NA ESCOLA NÃO É TER UM ALUNO-ATOR, UM ALUNO- PINTOR OU UM ALUNO-COMPOSITOR, MAS SIM DAR OPORTUNIDADES A CADA UM DE DESCOBRIR O MUNDO, A SI PRÓPRIO E A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA VIDA HUMANA.

METAS: O processo de formação deverá ter início no mês de agosto, quando será realizada uma capacitação, dividida em três módulos, totalizando 120 horas. Após as capacitações e oficinas teatrais, os alunos receberão os temas para pesquisa de textos e iniciarão a montagem de seu espetáculo, que será apresentada em uma mostra teatral produzida pelo Movimento Ceará. 

PÚBLICO ALVO: Crianças, adolescentes e jovens de Tabuleiro do Norte.
     
PROGRAMA: Iniciação na Arte de Representar  

MODULO I: Iniciação Teatral
 A história do Teatro: A arte de representar vidas.
 Teatro: Arte de fazer rir, chorar, pensar.
 Ator: Resultado do interesse, da dedicação e da prática de exercícios dramáticos, aquele que empresta a vida a outro ser.
 Improvisação: Imaginação e criatividade em função da personagem.
 A Ação Teatral e o Espetáculo: Resultado da união de muitos. 

MODULO II: Montagem Teatral
 Improvisação.
  Construção da personagem.
 Direção teatral.
 Cenografia.
 Iluminação.
 Sonoplastia. 

MODULO III: Produção
 Distribuição de temas.
 Adaptação, criação ou escolha do texto.
 Análise do texto escolhido.
 Ensaios e oficinas.
 Definição da equipe técnica.
 Montagem técnica: figurino, maquiagem, cenografia, iluminação e sonoplastia.  

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
 Iniciação Teatral: AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO; 
 Montagem Teatral: NOVEMBRO, DEZEMBRO; 
 Produção: JANEIRO a ABRIL;  Mostra Teatral: OUTUBRO.