Mas
do que nunca, a arte está presente em nosso meio. Isso devido ao avanço
tecnológico com inovações e uma maior democracia do acesso a algumas produções
artísticas, como música, cinema, artes plásticas, etc. No entanto, o teatro
ainda não é explorado como merece. Pois, o mesmo fica como ‚instrumento‛ de
educação; visto que o teatro j{ é educação, não uma ‚muleta‛.
O
teatro, diga-se de passagem, aglutina todos os campos artísticos: dança,
música, pintura, literatura e etc. Assim, se faz necessário uma tomada de
posição com o intuito de fomentar o fazer teatral não só nosso município, mas
em todo o país.
“Não é possível uma educação, formal ou informal, de elite ou popular,
sem arte, porque é impossível o desenvolvimento integral da inteligência sem o
desenvolvimento do pensamento visual e do conhecimento presentancional que
caracterizam a arte”. (BARBOSA, 1991, p.
5)
O que queremos com esta atividade?
OBJETIVOS
:
Gerais Construir conhecimento e propiciar ao aluno uma formação global,
crítica e reflexiva.
Específicos
Conhecer a importância do fazer teatral
para o desenvolvimento da formação do Homem e aprimoramento das relações
humanas: saber como trabalhar em grupo, superação da timidez e de alguns
limites, troca de experiências, responsabilidade, comprometimento, respeito,
saber ouvir o outro, compreender melhor as pessoas, ter um pensamento
solidário, interação, enfrentar os problemas, compartilhar, participação,
resgate da auto-estima e da autoconfiança.
Conhecer a história do teatro e
seus tipos: PALCO, RUA, BONECO, CLOW, etc.
Conhecer textos dramáticos
teatrais, através de leituras que promovam a integração grupal e desenvolvam
habilidades de interpretação, improvisação e de escrever.
Aprimorar a dicção, corpo, voz,
por meio de exercícios e jogos dramáticos.
Ideia
principal: NOSSO OBJETIVO NA ESCOLA NÃO É TER UM
ALUNO-ATOR, UM ALUNO- PINTOR OU UM ALUNO-COMPOSITOR, MAS SIM DAR OPORTUNIDADES
A CADA UM DE DESCOBRIR O MUNDO, A SI PRÓPRIO E A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA VIDA
HUMANA.
METAS: O
processo de formação deverá ter início no mês de agosto, quando será realizada
uma capacitação, dividida em três módulos, totalizando 120 horas. Após as
capacitações e oficinas teatrais, os alunos receberão os temas para pesquisa de
textos e iniciarão a montagem de seu espetáculo, que será apresentada em uma
mostra teatral produzida pelo Movimento Ceará.
PÚBLICO
ALVO: Crianças, adolescentes e jovens de
Tabuleiro do Norte.
PROGRAMA: Iniciação
na Arte de Representar
MODULO I: Iniciação Teatral
A história do Teatro: A arte de
representar vidas.
Teatro: Arte de fazer rir, chorar,
pensar.
Ator: Resultado do interesse, da
dedicação e da prática de exercícios dramáticos, aquele que empresta a vida a
outro ser.
Improvisação: Imaginação e
criatividade em função da personagem.
A Ação Teatral e o Espetáculo:
Resultado da união de muitos.
MODULO II: Montagem Teatral
Improvisação.
Construção da personagem.
Direção teatral.
Cenografia.
Iluminação.
Sonoplastia.
MODULO III: Produção
Distribuição de temas.
Adaptação, criação ou escolha do
texto.
Análise do texto escolhido.
Ensaios e oficinas.
Definição da equipe técnica.
Montagem técnica: figurino,
maquiagem, cenografia, iluminação e sonoplastia.
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES:
Iniciação Teatral: AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO;
Montagem Teatral: NOVEMBRO,
DEZEMBRO;
Produção: JANEIRO a ABRIL; Mostra Teatral: OUTUBRO.
|
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Paulo Freire