"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Paulo Freire

quarta-feira, 7 de março de 2012

Relatório e Planejamento do Coletivo Estadual - RECID/CE

O Coletivo Estadual da Rede de Educação Cidadã do Ceará reuniu-se neste dia 06 de Março de 2012, no Centro Pastoral do município de Acopiara/CE com o objetivo de estruturar o seu processo orgânico e da equipe de Liberados, bem como legitimar a ideia pensada pela equipe para a ação do aditivo Abril/Setembro de 2012.

Agraciado(a)s e acolhidos por um clima chuvoso, que nos transmite esperança de bom inverno e colheita para nossa região, iniciamos o encontro lançando um olhar sobre as frutificações do nosso fazer e ser da Rede em rede nas diversas regiões e realidades. Passeamos por estas regiões nas falas dos companheiros e companheiras, e vimos tomar corpo coisas grandiosas que rumam á estratégia e horizonte político-metodológico da Rede no estado. Foi um momento não só de exposição, mas de reflexão e propositivo no que diz respeito a afirmação e continuação desta atuação em rede. Fizemos leitura da pauta e propusemos alterações.

Fizemos a exposição da proposta de pauta e, sendo aceita, partimos para um momento de informes, sendo:
  • Iracema – informa sobre a realização de um manifesto das Famílias Atingidas pelos Trilhos no dia 08 de Março em Fortaleza;
  • Antonio e Iracema: trazem um pouco do que foi os encontros entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba (objetivos e encaminhamentos), acontecidos em Campina Grande (PB) e Natal (RN);
  • Gilson, Manoel e Sônia: informam sobre o Encontro Macro Nordeste (atuação dos representantes do Ceará, importância, encaminhamentos, etc);
  • Paulo: informa, formalmente, o pedido de demissão do Educador Liberado, João Paulo Roque (Região Metropolitana), esclarecendo os motivos pelo qual isso aconteceu.
Outro ponto da pauta foi o Diálogo sobre a Estruturação do Coletivo Estadual e Estratégias de Funcionamento e papel dos GT’s deste, sendo encaminhado, após fortes discussões, que:
  • O período de vigência deste Coletivo será de 02, a partir da data de sua instituição;
  • Os encontros do Coletivo acontecerão bimestralmente no Iguatu, de forma solidária (partilha solidária, com rateio dos gastos de locomoção e alimentação entre os participantes);
  • Devido dificuldades de acesso, momento para encontros de planejamento e atuação, os Grupos de Trabalhos (GT’s) sofreram alterações, notificadas abaixo:
Pedagógico (Iracema, Paulo, João Paulo, Manoel Leandro e João do Crato): os educadores da Região Metropolitana, com referencia de Iracema ficaram responsáveis por propor pauta, programação e metodologia dos processos formativos e Cariri (João do Crato e Manoel) por propor vivenciar a mística de acordo com o PPP da Rede e animar os encontros). Sai deste GT a relatoria dos encontros;
Papel:
  • Preparar a metodologia dos encontros (material didático, temas e conteúdos);
  • Vivenciar as místicas e animar os encontros (o ser e o fazer da Rede);
  • Não perder de vista a vivência política e metodológica do Projeto Político Pedagógico da Recid.
2. Gestão: (Noélia, Antonio e Ciçô);
Papel:
  • vivenciar a gestão compartilhada;
  • Responsabilizar-se pelo funcionamento e balanço da Gestão;
3. Comunicação (Gilson, Joana D’Arc e Sônia): Acrescenta-se a este GT a Relatoria dos encontros;

Papel:
  • Dar visibilidade as ações da Rede e de parceiros;
  • Informar e formar a partir dos princípios de uma Comunicação Popular;
  • Apropriar-se dos diversos meios de comunicação para ampliação desta;
  • Montar e atuar nas equipe de relatoria dos encontros;
  • Alimentar periodicamente Blog e Site da Rede;
  • Receber e divulgar eventos de entidades parceiras da Rede;
  • Fazer correção gramatical e ortográfica dos textos recebidos antes da publicação;
  • (...)
  • Articulação Política (Ernaldo, Verônica e Leonardo);
  • Papel: Contribuir com a leitura de conjuntura e contextualização política da Rede;
  • Ser canal entre a Rede com outras redes, atores sociais, organizações governamentais e não governamentais;
  • (...)
Após os acertos sobre a Estratégia de funcionamento do Coletivo e definição dos papéis dos seus GT’s, realizamos uma avaliação da atuação da Equipe de Liberados, utilizando como instrumentos avaliativos um olhar sobre o convênio atual, caminhada da Rede nas regiões e estado, postura dos Liberados. Avaliação realizada pelos Educadores(as) Voluntário(a)s das regiões que compõem o Coletivo Estadual:
  • Paulo Nogueira (Espaço Cultural Frei Tito de Alencar/ANEPS):
A Rede é para os movimentos e sujeitos aquilo que ela se mostra;
Foi muito positiva a vinda de novos sujeitos, sobretudo dos jovens;
As experiências formativas foram ricas, a exemplo do Sertão Vivo;
O que nos fragilizou foi a não utilização do tempo que tivemos para nos organizar enquanto coletivo (muito tempo se passou e não nos sentamos para ver nossa funcionalidade);
Traz um pouco dos perfis dos educadores liberados, acrescentando a importância de selecionar educadores com perfil de articulador;
  • Manoel Leandro (Grupo Urucongo de Artes):
Traz como negativo a não atuação do coletivo;
Sente falta de sentar e discutir qual o caminho, os parceiros estratégicos, de pautar a Rede nos espaços ocupados (cita os fóruns de convivência com o semiárido), e interferir de forma positiva e com a cara da Rede;
Pergunta: Qual é o nosso projeto de desenvolvimento de enfrentamento ao capital? precisamos visualizar esse horizonte. Qual nossa estratégia? Que táticas utilizar?
Ainda não está claro os recursos das oficinas, ainda não sabemos onde e como utilizá-los?
Afirma: Devemos ocupar e pautar nos fóruns de convivência com o semiárido, os nossos horizontes, utilizá-lo como tática para nossa estratégia;
A Rede já tomou corpo, mas precisamos dar ainda mais visibilidade ao nosso fazer;
  • Noélia(Instituto Irmã Ma. Félix de apoio a cidadania):
Quanto ao Fórum da nossa região, há atividades da Rede com as entidades que o compõem;
Houve diminuição na abrangência dos municípios, contudo houve uma atuação mais efetiva, contínua e processual na região;
Temos que refletir que a Rede não é só o liberado; as instituições precisam entender que ser parceiros, pressupõe união e atuação entre os movimentos que comungam pela mesma causa;
  • Ernaldo (Pastoral da Criança Jucás)
“Sou veterano, já presenciei cenas que não gostaria de rever. Vejo no grupo uma harmonia, contudo sei que ainda não deram tudo, há muito espaço para ampliar nossos passos”.
Devemos melhorar a atuação nas entidades.
A conjuntura é diferente, algumas entidades estão se desfigurando, perdendo suas características e isso conta para uma atuação diferenciada deste grupo;
Sinto falta da presença do educador mais na região devido suas agendas externas (encontros macros, nacionais e outras agendas);

Para finalizar nosso encontro, olhamos para a proposta de planejamento dos liberados para o período do Aditivo - Abril a Setembro de 2012 e realizamos os encaminhamentos.

PLANEJAMENTO ADITIVO ABRIL/SETEMBRO:
De acordo com o levantamento das atividades realizadas até a presente data e com as agendas para a totalização das atividades previstas para o atual convenio a RECID CE planejou suas atividades de abril a setembro de 2012 na seguinte forma:

OFICINAS:
Tendo em vista as oficinas restantes do atual convênio que serão realizadas até o final de abril de 2012, solicitamos mais 50 (cinquenta) oficinas para o período de abril a setembro, totalizando 10 oficinas por mês.

INTERMUNICIPAIS
Solicitamos 05 Intermunicipais para cumprir a seguinte programação:
3º CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO - Organização Social: Comunicação, Organização, Planejamento e Sustentabilidade.

Observação: o curso acontecerá em 04 módulos, itinerante, com recursos dos intermunicipais, que será uma formação contínua.

1º Módulo:
“ORGANIZAÇÃO SOCIAL E AS MÍDIAS LIVRES – WEB-RÁDIO”;
No período de 30 e 31/03 e 01/04/2012 – Centro Sul (Iguatu);

2º Módulo:
“ORGANIZAÇÃO SOCIAL E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S)”
No período de 27 a 29/04/2012 – Vale do Jaguaribe (Tabuleiro do Norte);

3º Módulo: “
ORGANIZAÇÃO SOCIAL – CONCEITOS E PROCESSOS ORGANICOS”;
No período de 25 a 27/05/2012 – Vale do Jaguaribe (Tabuleiro do Norte);

4º Módulo:
“ORGANIZAÇÃO SOCIAL – PLANEJAMENTO E SUSTENTABILIDADE”;
No período de 06 a 08/07/2012 – Vale do Jaguaribe (Tabuleiro do Norte);

O 5º encontro será o encontro para avaliação das atividades realizadas em 2012 e planejamento das atividades futuras e acontecerá no Vale do Jaguaribe (Tabuleiro) – 31/08, 01 e 02/09/2012 – “Avaliação e Planejamento”

Encaminhamentos
• Proposta de alterar representação do estado na Coordenação NE (Verônica por Manoel). O diálogo acontecerá na região.
• Encaminhar notificação para o TN e coordenação do XI Encontro Nacional do interesse na ida de mais 02 educadores para este encontro, sendo: Antonio Soares e Sônia Taveira;
• Divulgar o Edital para seleção do(a) novo(a) contratado(a) da Região Metropolitana:
Escolha da Comissão Julgadora: Ernaldo de Carvalho, Noélia Alves e Manoel Leandro;
O edital foi lançado: 05 de Março de 2012;
Período para apresentação de currículos: 05 a 15 de Março de 2012;
Avaliação e divulgação do resultado será: 17 de Março de 2012.

No desejo de cumprir com nossa missão de educadores e educadoras populares e na certeza que isso só se dará estando junto e dialogando com aqueles que estão próximos a nós, o povo, real motivo do nosso agir, para realmente vislumbrar o nosso horizonte político e pedagógico e construir um verdadeiro e justo Projeto Popular de Nação.

Coletivo Estadual da Recid-Ceará