"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Paulo Freire

sexta-feira, 17 de maio de 2013

VII ENCONTRO DE GESTÃO RECID


A Rede de Educação Cidadã (Recid) promove, entre quarta e sexta-feira desta semana (15 e 17 de maio), em Luziânia-GO, o 7º Encontro Nacional de Gestão Compartilhada, com objetivo de detalhar a operacionalização do novo convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, seus mecanismos e instrumentos de funcionamento. O convênio prevê a realização, a partir da contratação de 185 educadores populares, nos 26 estados e no DF, de atividades de educação em direitos humanos e educação popular com base nos referenciais da Educação Popular. A meta é promover, no prazo de dois anos, pelo menos cinco mil oficinas e 270 encontros envolvendo mais de 100 mil pessoas.
 Participam educadores populares de todos os estados, membros da comissão nacional e coordenadores da Rede e representantes das organizações que farão a gestão, nos estados, a partir de contrato com o Centro de Assessoria Multiprofissional (Camp), entidade que fará a gestão nacional do convênio. A abertura do encontro acontece nesta quarta-feira (15/05), a partir das 13h e o encerramento será no dia 17/5.
A Rede de Educação Cidadã (Recid) existe desde 2003 e surgiu ligada à mobilização social do governo federal com a missão de contribuir para superar a fome e a miséria. Couberam à Recid ações relativas à educação popular das famílias envolvidas nas políticas públicas para elevar seu grau de organização e, também, construir sua autonomia econômica, social, política e cultural.
A Recid, ação coordenada pela Secretaria- Geral da Presidência em parceria com a sociedade civil, tem a tarefa de envolver populações vulneráveis, entidades e movimentos sociais organizados em processos de participação social e educação em direitos humanos. Para isso, articula uma rede de movimentos sociais,urbanos e rurais, entidades, ONGs, pastorais sociais e sindicatos. O objetivo é garantir a capilaridade das ações e a sua implantação em todo o território nacional.
O trabalho da Rede está presente nos 26 estados e Distrito Federal e conta com a adesão voluntária de mais de 700 educadores populares e com a ação de educadores contratados. A Rede se organiza em coletivos estaduais e são realizadas milhares de oficinas de base, cerca de duas mil a cada ano e encontros estaduais com lideranças da comunidade e dos movimentos sociais. Nesse processo estão envolvidos cerca de mil organizações da sociedade civil e movimentos sociais que investem no desenvolvimento da economia solidária, controle social das políticas públicas, organização popular, geração de trabalho e rede, dentre outros.