"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Paulo Freire

quinta-feira, 1 de novembro de 2012


 Geralda_SG_Restrito.jpg
Rede de Educação Cidadã promove
reunião ampliada em Brasília


A Rede de Educação Cidadã (Recid) promove, entre os dias 8 e 10 de novembro, em Brasília, reunião ampliada com o objetivo de avaliar os trabalhos realizados durante o ano e planejar as atividades de 2013, destacando a comemoração dos 10 anos de atividade da Rede. Participam do encontro educadores populares de todos os estados, membros da comissão nacional e coordenadores da Recid.

A abertura da reunião, às 8h30 da próxima quinta-feira (08/11) terá a presença de Paulo Maldos, secretário nacional de Articulação Social (Secretaria-Geral da Presidência da República) e de Salete Camba, secretária nacional de Promoção e Defesa dos Diretos Humanos (Secretaria de Direitos Humanos). Ainda na parte da manhã, debates e análise de conjuntura, a cargo de Geraldo Gasparin (Escola Realidade Brasileira/MST) e Carla Dozzi (coordenadora do Departamento de Educação e Comunicação/ Minc).

Ainda na programação da reunião ampliada estão previstas atividades em grupo como o debate e organização do plano de trabalho 2013, debates sobre o Sistema Nacional de Participação Social e sobre os temas Agroecologia, combate aos agrotóxicos, roda de conversa em torno do Teatro do Oprimido e atividades culturais em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

A Rede
A Rede de Educação Cidadã (Recid) existe desde 2003 e surgiu ligada à mobilização social do governo federal com a missão de contribuir para superar a fome e a miséria. Couberam à Recid ações relativas à educação popular das famílias envolvidas nas políticas públicas para elevar seu grau de organização e, também, construir sua autonomia econômica, social, política e cultural.

No governo da presidenta Dilma Rousseff, a Recid, ação coordenada pela Secretaria- Geral da Presidência em parceria com a sociedade civil, tem a tarefa de envolver populações vulneráveis, entidades e movimentos sociais organizados em processos de participação social e educação em direitos humanos. Para isso, articula uma rede de movimentos sociais, entidades, ONGs, pastorais sociais e sindicatos. O objetivo é garantir a capilaridade das ações e a sua implantação em todo o território nacional.

O trabalho da Rede está presente nos 26 estados e Distrito Federal e conta com a adesão voluntária de mais de 700 educadores populares e com a ação de educadores contratados. A Rede se organiza em coletivos estaduais e são realizadas milhares de oficinas de base, cerca de duas mil a cada ano e encontros estaduais com lideranças da comunidade e dos movimentos sociais. Nesse processo estão envolvidos cerca de mil movimentos sociais, organizações da sociedade civil que investem no desenvolvimento da economia solidária, controle social das políticas públicas, organização popular, geração de trabalho e rede, dentre outros.

Saiba mais sobre a Recid: www.recid.org.br