"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Paulo Freire

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sonhos que tecem a Rede: Muitas vozes e mãos construindo a comunicação que queremos


Rede de Educação Cidadã – (Recid), na sua missão de articular os diversos atores sociais,   entidades e movimentos populares do Brasil que assumem solidariamente a realização de um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira, em especial dos grupos vulneráveis econômica e socialmente, promove o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um Projeto Popular, democrático e soberano de Nação.

A Recid Ceará, reafirmando o seu Projeto Popular de transformação e inserção social, realiza o seu 3º Curso de Formação em Educação Popular. Com o tema “Os movimentos sociais e a comunicação, o curso tem o objetivo de consolidar a comunicação como um processosócio-poticcoletivdconstrução do conhecimento, de humanizaçãode diálogoderelações horizontalizadas e dexpressão da diversidade, à luz do seu Projeto Político Pedagógicocom formação prática e ênfasna formação poticrumo à construção depráticas contra hegenicas e ao fortalecimento dpoder popular. Acontece de forma modular e itinerante no período de 30 de Março a 26 de Agosto.
Realizamos em parceria com a 16ª CREDE, SINTSEF, 18ª CRES e a Recid Paraíba, o primeiro módulo, onde dialogamos sobre a comunicação que temos e a que queremos e oficinas de Web-Rádio.

Destacamos a importante participação da juventude, que protagonizaram todo o processo, participando e interagindo com o processo da educação popular, e a parceria construída com a 16ª CREDE que disponibilizou a utilização do seu laboratório de informática e acessoria técnica, que garantiram o sucesso da formação.

 Estamos certos, que mais um importante passo foi dado rumo à transformação política e social que queremos e que só será possível em construção coletiva entre todos os atores que lutam por esta mudança que proporcionará soberania.
Temos na Educação Popular Crítico-Freireana o diálogo como principal veículo de comunicação. Esta é a comunicação que queremos a que informa, mas que também forma, como nos diz o nosso querido Professor Paulo Freire: “Comunicação é co-participação dos sujeitos no ato de pensar. Implica numa reciprocidade que não pode ser rompida. O que caracteriza a comunicação enquanto este comunicar comunicando-se é que ela é DIÁLOGO, assim como o diálogo é COMUNICATIVO”.


GT de Comunicação da Recid Ceará