"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Paulo Freire

terça-feira, 12 de julho de 2011

II Seminário o Programa Telecentros.BR


Explicações, troca de experiências e estreitamento das relações. Os participantes do 2º Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR avaliam o 2º dia do evento como produtivo e esclarecedor. A diretora de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Cristina Mori, ressaltou a importância de reunir os participantes do Programa Telecentros, principalmente depois da grande mudança, que foi a criação da Secretaria de Inclusão Digital.

“Esse é o primeiro encontro depois dessa importante iniciativa de criar uma Secretaria de Inclusão Digital. Agora o Programa está no lugar certo dentro do governo e isso representa um grande passo para tornar a inclusão digital uma política pública permanente”, ressaltou Cristina.

Outro ponto destacado pela diretora foram os desafios que ao longo do caminho estão sendo superados, como questões referentes a bolsas e entrega de equipamentos. Segundo ela, esses desafios deram origem a ganhos importantes e em curto espaço de tempo. “Um dos maiores ganhos foi a Rede de Formação ter virado uma grande rede de troca de experiências, um espaço para compartilhar realidades”, afirma.

Cristina Mori definiu que a maior expectativa do momento é esclarecer dúvidas e estreitar laços, de maneira que todos os que participaram do 2º Seminário Nacional possam sair do evento com informações mais detalhadas sobre os temas chaves do evento: pagamento de bolsas para monitores; recondicionamento de computadores; entrega dos kits telecentros e conexão de internet.



Troca de experiências

Fabiana Goa, coordenadora executiva da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, compartilhou a opinião que é preciso socializar as informações para os outros estados e com isso eliminar o risco de ruído na comunicação e multiplicidade de procedimentos. Fabiana participou do debate sobre conexão de internet, abordado no período da tarde do segundo dia de programação.

Edson Pellenz, coordenador de bolsas, da iniciativa Marista, de Porto Alegre (RS), participou do grupo que trocou experiências sobre recondicionamento de computadores. Ele destacou que a conversa foi importante porque detalhou melhor o funcionamento do projeto e orientou sobre quais são os procedimentos adequados e quem são os responsáveis no caso de ocorrer algum problema. “Essa troca de informações é fundamental porque estreita a relação com os beneficiários”, enfatiza.

Cristiane Ferreira, coordenadora pedagógica da prefeitura Municipal de Caxias do Sul (RS), participou do debate sobre bolsas. “Foi bem esclarecedor. Foram passadas informações sobre vigência da bolsa (12 meses improrrogável) e a impossibilidade de aumento do valor do benefício. “Foi muito produtivo. Cheguei cheia de dúvidas e consegui tirar todas. Uma das coisas que eu achei importante foi detalhar o papel do CNPQ e até onde ele responde. Assim a gente já orienta melhor aqueles que ainda têm dúvidas sobre essa atuação e os limites.

O Seminário é promovido pela Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital e pelos ministérios do Planejamento; das Comunicações e da Ciência e Tecnologia