"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Paulo Freire

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Movimento Ceará seleciona 22 (vinte e dois) monitores para Telecentros.BR

A Associação dos Educadores Populares do Ceará – MOVIMENTO CEARÁ está selecionando 22 (vinte e dois) monitores para os novos Telecentros.BR, a serem instalado em 13 entidades sem fins  lucrativas de 6 (seis) municípios cearenses: Fortaleza (3), Jaguaretama (2), Morrinhos (4), Porteiras (1), São João do Jaguaribe (1) e Tabuleiro do Norte (2). Esses Telecentros são fruto de uma parceria entre o Movimento Ceará e o Governo Federal, através do Programa Telecentros BR. As inscrições tiveram início no dia 29 de setembro e vão até o dia 06 de novembro de 2010.

Os monitores, que ministrarão as aulas nos Telecentros.BR, receberão uma bolsa de R$ 241,59, ou 483,00 e passarão por uma capacitação. Para participar da seleção, os candidatos devem ter entre 16 e 29 anos, morar na comunidade, e estar cursando o ensino fundamental ou médio. O monitor deverá dedicar-se ao projeto seis horas por dia, sendo quatro no próprio telecentro, e duas participando do curso à distância por um período de doze meses. 

Os interessados devem ler o Edital e acessar a Ficha de Inscrição, apresentar documentação constante no Edital e entregar na sede do Movimento Ceará, Rua Machado de Assis, 559 – Damas – Fortaleza/CE, Fone: (85) 3494-3469, por e-mail: movimento.ceara@gmail.com ou na sede das entidades comunitárias beneficiárias das unidades de Telecentros listadas no Edital.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Programa Telecentros.BR

O Telecentros.BR irá implantar novos telecentros e fortalecer unidades já existentes no país.

Atraves do Programa Telecentros.BR fomos selecionados com o Projeto Educação Digital. Esta iniciativa contempla 13 Entidades Não Governamental (entidades comunitárias) de seis municípios: Fortaleza (3), Jaguaretama (2), Morrinhos (4), Porteiras (1), São João do Jaguaribe (1) e Tabuleiro do Norte (2).

Serão fornecidos equipamentos de informática, conexão à Internet e bolsas para jovens monitores dos telecentros, além do curso de formação para esses agentes de inclusão digital.

Para o desenvolvimento das ativiadades alguns documentos deverão ser levados em consideração, são eles: 

Guia para seleção de monitores-bolsistas e a versão resumida das normas para bolsas do CNPq:
Termos de doação de bens de informática, utilizados pelo Telecentros.BR, a serem firmados junto ao Ministério das Comunicações - MC e os Centros de Recondicionamento de Computadores - CRCs:

Declaração de compromissos quanto à conecitividade a ser firmado junto ao Ministério das Comunicações - MC:

Outros:

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

FEIRA ONG BRASIL 2010

25 A 27 DE NOVEMBRO DE 2009 - EXPO CENTER NORTE – SÃO PAULO

INTRODUÇÃO

A United Business Media, multinacional inglesa com escritórios em mais de 30 países, através de sua subsidiária Brasileira, UBM Brazil, realiza a segunda edição da feira ONG Brasil, evento sem fins lucrativos, composto por exposição e congresso, direcionado para o desenvolvimento e capacitação das Organizações Não-Governamentais Brasileiras e/ou com atuação no Brasil.

O principal objetivo do evento é ser uma base de grande divulgação para entidades e instituições que compõem o Terceiro Setor brasileiro e que atuam nas mais variadas frentes como social, ambiental, cultural, profissional, voluntariado, cooperativismos, geração de renda, fomentando o desenvolvimento deste setor no Brasil.

COMO SUA ORGANIZAÇÃO PODE PARTICIPAR DESTE PROJETO INOVADOR?

A UBM Brazil garantirá às ONGs participantes espaço gratuito para a promoção de seus trabalhos junto a:

  • Outras ONGs – Intercâmbio de Experiências
  • Setor Público e Privado – Captação de Recursos
  • Grande Público – Pessoas físicas que querem contribuir seja com dinheiro ou tempo (voluntariado)

O estande cedido gratuitamente terá 9m² e será entregue montado e decorado com os seguintes itens:
1 mesa, 3 cadeiras, 2 prateleiras, 1 spot a cada 3m² e placa com identificação com nome da ONG.

Despesas de transporte, alimentação e hospedagem correm por conta da organização.

Esta é uma oportunidade única para promover o trabalho de sua organização em um ambiente focado nas boas práticas de responsabilidade social no Brasil, além de também proporcionar a ampla divulgação de seus trabalhos e projetos, forte exposição na mídia e intercâmbio de ideias e iniciativas junto à população, empresas privadas, ONGs, institutos, fundações, associações e o poder público.
A UBM Brazil conta hoje com um banco de dados de mais de 50 mil contatos empresariais de diversos segmentos do mercado, e esta forte base será usada como ponto de partida para a divulgação do evento, além de forte presença na mídia, através de trabalho intenso de nossa Assessoria de Imprensa.

Paralelamente à feira, acontecerão grandes plenárias com a presença de representantes do Primeiro, Segundo e Terceiro Setores, e minicursos voltados para a profissionalização da gestão das organizações sociais.

Dessa forma, convidamos você e sua organização a participar da Feira ONG Brasil 2010, de 25 a 27 de novembro, no Expo Center Norte, São Paulo.


A ficha cadastral para participação com stand está no site www.ongbrasil.com.br, na aba “Quero expor”.

Fonte.: ONG Brasil 2010 - www.ongbrasil.com.br

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

JANELA COM O MDS - Apoio na formação de conselheiros estaduais e municipais de CONSEAs

No Janela com o MDS de hoje gestores e conselheiros de SAN no Brasil, juntamente com o corpo técnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, vão tratar do tema "Apoio na formação de conselheiros estaduais e municipais de CONSEAs". Este espaço, de participação livre e gratuita na Plataforma REDESAN (www.eavirtual.ea.ufrgs.br/redesan), acontece todas as quartas-feiras, das 16h às 17h30.

Pautas Janela com o MDS de setembro/2010:

15/09 - Apoio na formação de conselheiros estaduais e municipais de CONSEAs.

22/09 - CONSEAs Estaduais e Municipais: articulação, constituição e consolidação

29/09 - Mobilização e conscientização de SAN nos municípios brasileiros

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação REDESAN

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Janela com o MDS

Acessar a Plataforma (www.eavirtual.ea.ufrgs.br/redesan) com o seu "usuário" e "senh a" pessoais e entrar na "Aula Interativa" da hierarquia de navegação "REDESAN"

Caso não tenha "usuário" e "senha":
Cadastre-se através da Plataforma REDESAN - é rápido e fácil
[a] Acesse a Plataforma (www.eavirtual.ea.ufrgs.br/redesan)

[b] Vá até o campo de cadastro (no final da 3ª coluna)
[c] Preencha o formul&a acute;rio
[d] Utilize seu "usuário" e "senha" e vá à "Aula Interativa"

Prêmio Instituto Claro - Novas formas de Aprender e Empreender

O Instituto Claro acredita que as ideias inovadoras, se colocadas em prática, têm o poder de transformar o mundo.

Por isso, a edição de 2010 do Prêmio Instituto Claro – Novas formas de Aprender e Empreender tem como objetivo fomentar o empreendedorismo na educação e no desenvolvimento comunitário, reconhecendo e articulando os agentes, de forma a tornar ainda mais transformadoras as suas ações. Em sua primeira edição, o Prêmio teve 1.365 iniciativas inscritas.

Se você é um empreendedor social que usa as tecnologias de informação e comunicação para inovar na educação e no desenvolvimento comunitário, participe. Serão R$ 150 mil em prêmios, distribuídos conforme o regulamento.

Romaria ao Caldeirão do beato Zé Lourenço

Será realizada no dia 19 de setembro de 2010 (domingo), no município do Crato, a 11ª Romaria ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço. A iniciativa lembra a primeira investida militar contra a comunidade do Caldeirão, ocorrida em setembro de 1936, e é uma forma de manter viva a história de uma das mais importantes experiências [...]

Saiba mais

Edital de projetos de extensão em inclusão digital: o novo caminho do Casa Brasil.

O CNPq publicou um edital para apoiar "projetos de extensão inovadora que tenham como suporte as redes informacionais e as tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão digital e social por meio da disseminação e transferência de tecnologia em contextos comunitários."

Não é um edital exclusivo para as unidades do Casa Brasil, de acordo com o CNPq, mas está dentro do modelo que o Ministério da Ciência e Tecnologia quer adotar para as unidades do projeto ainda em operação: que façam parte de projetos de extensão universitária, coordenados por professores.

Só podem apresentar propostas professores de instituições de ensino superior. Uma das contrapartidas é a existência de uma unidade de inclusão digital onde o projeto seja implantado, com as características do Casa Brasil. Precisa ter, obrigatoriamente: auditório, sala de leitura, laboratório de multimídia, laboratório de montagem de computadores, laboratório de divulgação da ciência (espaço para suporte à inovação tecnológica e popularização da ciência).

As propostas vão ser recebidas até o dia 11 de outubro, somente via internet. O valor total do edital é de R$ 5,54 milhões e o valor máximo a para cada iniciativa é de R$ 68,75 mil, em um projeto de doze meses. Se todas as propostas solicitarem o valor máximo, isso significa que serão apoiados cerca de 80 projetos em unidades de inclusão digital.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Educação Popular


A educação popular é a educação do diálogo, da fala, do ouvir atentamente o outro com respeito, é a força para correr atrás do direito de se ter direito. Uma construção coletiva, um espaço de confluência de pessoas com diferentes experiências e saberes, que se unem para um projeto comum de ensinar e aprender.

Quando o homem sabe e ensina o saber, é sobre e através das relações de objetos, pessoas e idéias que ele está falando. E é no interior da totalidade e da diferença de situações através das quais o trabalho e as trocas de frutos do trabalho garantem sobrevivência, a convivência e a transcendência, que, no interior de uma vida coletiva anterior à escola, mas plena de educação, os homens entre si se ensinam e aprendem (Brandão - 2006, p. 22).


Instrumento de conscientização, na perspectiva da transformação social, conquistando direitos sociais, culturais e políticos. Impulsiona ao mesmo os Movimentos Sociais que lutam por justiça e vida digna para todas as pessoas, o que lhe confere uma perspectiva humanizadora, libertadora e não doutrinária.

Nesta perspectiva, tão importante quanto os conteúdos transmitidos, são as relações que se estabelecem entre os sujeitos envolvidos no processo educativo e os horizontes perseguidos por estes sujeitos, o que inclui reflexão e ação coletivas. Este conceito inclui não apenas os chamados cursos de formação política, mas todo o processo de preparação, realização e avaliação de atividades mobilizadoras - marchas, greves, ocupações, negociações coletivas, passeatas, encontros, reuniões, assembléias - que se constituem espaços de convivência, ação e aprendizados coletivos. Os conteúdos deste aprendizado, então, não são transmitidos por um professor aos alunos, mas socializados, trocados ou construídos numa relação dialógica entre pessoas que têm experiências e saberes diferentes - ainda que impulsionadas pela figura do "intelectual orgânico" - porém que têm em comum, a marca da opressão e da exploração e, como horizonte, o objetivo de se libertar desta opressão.



Clique nos atalhos abaixo para ter acesso aos textos sobre Educação Popular
(no formato .pdf):



Educação Popular e Movimentos Sociais. Capítulo IV da dissertação de Mestrado "Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba", de Ana Inês Souza, da Coordenação de Formação do Cefuria


Desafios da Educação Popular: As Esferas Sociais e os Novos Paradigmas da Educação Popular - Frei Betto

A retomada do trabalho de base - Ranulfo Peloso da Silva, CEPIS, SP

Valores de uma prática transformadora - Texto organizado por Ana Inês a partir da fala do professor Miguel Arroyo


Ensaiando passos de uma utopia libertadora:o cotidiano como oficina de tecelagem - Alder Júlio Ferreira Calado


Referências bibliográficas em educação popular

A pedagogia de Paulo Freire

Cuba e Paulo Freire - Frei Betto

O pensador do século XXI - Glauco Faria e Nicolau Soares

Por que continuar lendo Paulo Freire? - Moacir Gadotti

Fonte: cefúria.org.br

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Telecentros.BR faz primeiro encontro nacional em setembro

De 22 a 24 de setembro, acontecerá o 1º Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR vai reunir em Brasília os representantes das 58 iniciativas de inclusão digital com propostas em implantação. Nos três dias de encontro, a Coordenação do Programa pretende promover o debate e afinar a execução com os parceiros.

Um dos principais temas do encontro será a Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, responsável pela qualificação dos monitores bolsistas do Telecentros.BR. Participam do Seminário ao menos três pessoas de cada iniciativa: o coordenador geral direto e os coordenadores de bolsa e de formação.

O Movimento Ceará participará com dois representantes da iniciativa da entidade que irá beneficiar 13 organizações sociais em 6 municípios do estado do Ceará: Fortaleza, Jaguaretama, Morrinhos, Porteiras, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CUT comemora 27 anos e lança TVweb, rádioweb e novo portal

Diante do auditório do Sindicato dos Bancários, na região central de São Paulo, tomado por lideranças cutistas e representantes de meios de comunicação progressista, a Central Única dos Trabalhadores deu mais um passo na última sexta-feira (20) em defesa da democratização do acesso à informação no país.
O lançamento do novo portal da CUT, que agora conta também com rádioweb e TVweb, integrará os trabalhadores e os movimentos sociais na produção de conteúdo ignorado pelos grande latifundiários da mídia nacional. "Nossa produção se dará a partir da articulação dos sindicatos e dos movimentos sociais", explicou a secretária de comunicação da central, Rosane Bertotti.

O evento que também comemorou o aniversário da CUT, fundada em 28 de agosto de 1983, e já foi transmitido ao vivo pelo site, começou com um debate sobre mídia e eleições em 2010.

Antes do início das discussões, um dos coordenadores da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador, lembrou o investimento que o movimento sindical tem realizado para levar suas idéias à sociedade. Nos últimos anos, a criação do programa de rádio Jornal Brasil Atual e do impresso de mesmo nome, da Revista do Brasil, da Rede Brasil Atual e da TV dos Trabalhadores (TVT), que será lançada na próxima segunda (23), mostraram que era possível virar a página da informação. "Os trabalhadores precisam ter espaço para dizer o que pensam, porque sem uma nova mídia não vamos construir um novo Brasil", falou.

Presidente da CUT, Artur Henrique, fez um balanço da história de luta e organização da classe trabalhadora para romper as barreiras impostas pelos meios de comunicação hegemônicos e indicou quais devem ser os passos seguintes. "Primeiro, devemos articular o conjunto de experiências já existentes e fazer com que essas informações cheguem às bases. Depois, precisamos ampliar estas informações e finalmente, buscar a sustentabilidade a longo prazo."

Diretor da rede Telesul, Carlos "Beto" Almeida, ressaltou a dívida informativa e cultural do país com a população, apontando estatísticas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que mostram o Brasil com menor número de leitores de jornal do que a Bolívia e a quantidade incipiente de bibliotecas e cinemas em território nacional. "Precisamos tomar parte nesse espaço de disputa de poder. Na verdade, a grande imprensa é que se mostra uma arma de destruição em massa de inteligência e consciência", definiu.

Almeida falou também tratou do controle do poder empresarial, do econômico e dos anunciantes, com destaque para a distribuição das verbas públicas. "Temos 58% dos recursos públicos para comunicação nas mãos da Globo. Já 30% do Plano Nacional de Livros Didáticos fica com a editora Abril. Recentemente havia 14 páginas de propaganda da Petrobrás na Veja, valor que certamente sustentaria duas ou três rádios comunitárias. Não podemos abrir mão de pleitear a participação na distribuição desse recursos, queremos um processo de desenvolvimento da comunicação para a classe trabalhadora", refletiu.

Citando a aprovação recente do Estatuto da Igualdade Racial, ele comentou qual deve ser a missão da CUT, que enfrenta no Brasil ainda mais obstáculos que em outros países da América Latina, como México, Argentina, Venezuela e Bolívia, onde já existem jornais públicos para realizarem contraponto à palavra oficial do monopólio. "O papel da TV, da rádio e do site da CUT será dar uma explicação viva do que representam os temas distantes dos grandes meios de comunicação para fazer com que nos tornemos um país mais justo."

Lançamento e redes sociais – Por volta do meio-dia, Rosane apresentou oficialmente a rede CUT. Ela afirmou que o novo portal estreitará o contato da entidade com a rotina dos trabalhadores por meio de debates, entrevistas e prestação de serviço.

Outro avanço é a ampliação do diálogo com as estaduais da CUT, que a partir de agora terão autonomia para publicar vídeo e áudio no endereço da nacional. O plano de comunicação da central inclui ainda a construção de sites para as estaduais que ainda não possuem e a reconstrução para aquelas que já tem uma página na web.

Mais um ponto importante mencionado foi a atuação da CUT junto às redes sociais, que também será ampliada, da mesma forma que a parceria com os movimentos sociais e com rádios e TVs comunitárias.
 
Fonte: www.observatoriosocial.org.br 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Desigualdade social no Brasil - Frei Betto


[Frei Betto] Desigualdade social no BrasilEm artigo publicado no Brasil de Fato no mês de agosto, Frei Betto analisa o relatório da ONU divulgado em julho que aponta o país como o terceiro pior índice de desigualdade no mundo.Relatório da ONU (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Pnud), divulgado em julho, aponta o Brasil como o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. Quanto à distância entre pobres e ricos, nosso país empata com o Equador e só fica atrás de Bolívia, Haiti, Madagáscar, Camarões, Tailândia e África do Sul. 

Aqui temos uma das piores distribuições de renda do planeta. Entre os 15 países com maior diferença entre ricos e pobres, 10 se encontram na América Latina e Caribe. Mulheres (que recebem salários menores que os homens), negros e indígenas são os mais afetados pela desigualdade social. No Brasil, apenas 5,1% dos brancos sobrevivem com o equivalente a US$ 30 por mês (cerca de R$ 54) O percentual sobe para 10,6% em relação a índios e negros.

Na América Latina, há menos desigualdade na Costa Rica, Argentina, Venezuela e Uruguai. A ONU aponta como principais causas da disparidade social a falta de acesso à educação, a política fiscal injusta, os baixos salários e a dificuldade de dispor de serviços básicos, como saúde, saneamento e transporte.

É verdade que nos últimos 10 anos o governo brasileiro investiu na redução da miséria. Nem por isso se conseguiu evitar que a desigualdade se propague entre as futuras gerações.

Segundo a ONU, 58% da população brasileira mantêm o mesmo perfil social de pobreza entre duas gerações. No Canadá e países escandinavos, esse índice é de 19%.
O que permite a redução da desigualdade é, em especial, o acesso à educação de qualidade. No Brasil, em cada grupo de 100 habitantes, apenas nove possuem diploma universitário. Basta dizer que, a cada ano, 130 mil jovens, em todo o Brasil, ingressam nos cursos de engenharia. Sobram 50 mil vagas. E apenas 30 mil chegam a se formar.
Os demais desistem por falta de capacidade para prosseguir os estudos, de recursos para pagar a mensalidade ou necessidade de abandonar o curso para garantir um lugar no mercado de trabalho.
Nas eleições deste ano votarão 135 milhões de brasileiros. Dos quais, 53% não terminaram o ensino fundamental. Que futuro terá este país se a sangria da desescolaridade não for estancada? Há, sim, melhoras em nosso país. Entre 2001 e 2008, a renda dos 10% mais pobres cresceu seis vezes mais rapidamente que a dos 10% mais ricos. A dos ricos cresceu 11,2%; a dos pobres, 72%. No entanto, há 25 anos, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), esse índice não muda: metade da renda total do Brasil está em mãos dos 10% mais ricos do país. E os 50% mais pobres dividem entre si apenas 10% da riqueza nacional.
Para operar uma drástica redução na desigualdade imperante em nosso país é urgente promover a reforma agrária e multiplicar os mecanismos de transferência de renda, como a Previdência Social. Hoje, 81,2 milhões de brasileiros são beneficiados pelo sistema previdenciário, que promove de fato distribuição de renda.
Mais da metade da população do Brasil detém menos de 3% das propriedades rurais.
E apenas 46 mil proprietários são donos de metade das terras. Nossa estrutura fundiária é a mesma desde o Brasil império! E quem dá emprego no campo não é o latifúndio nem o agronegócio, é a agricultura familiar, que ocupa apenas 24% das terras mas emprega 75% dos trabalhadores rurais.
Hoje, os programas de transferência de renda do governo incluindo assistência social, Bolsa Família e aposentadorias representam 20% do total da renda das famílias brasileiras. Em 2008, 18,7 milhões de pessoas viviam com menos de 1/4 do salário mínimo. Se não fossem as políticas de transferência, seriam 40,5 milhões. Isso significa que, nesses últimos anos, o governo Lula tirou da miséria 21,8 milhões de pessoas.
Em 1978, apenas 8,3% das famílias brasileiras recebiam transferência de renda. Em 2008 eram 58,3%.
É uma falácia dizer que, ao promover transferência de renda, o governo está sustentando vagabundos. O governo sustenta vagabundos quando não pune os corruptos, o nepotismo, as licitações fajutas, a malversação de dinheiro público. Transferir renda aos mais pobres é dever, em especial num país em que o governo irriga o mercado financeiro engordando a fortuna dos especuladores que nada produzem. A questão reside em ensinar a pescar, em vez de dar o peixe. 
Entenda-se: encontrar a porta de saída do Bolsa Família. Todas as pesquisas comprovam que os mais pobres, ao obterem um pouco mais de renda, investem em qualidade de vida, como saúde, educação e moradia. O Brasil é rico, mas não é justo. 

A Fundação Interamericana (Inter-American Foundation – IAF) convida organizações da sociedade civil em todo o Brasil a apresentar propostas


A IAF é um órgão independente do Governo dos Estados Unidos que apóia grupos de base comunitária e organizações não-governamentais em toda a América Latina e Caribe. Seu foco é conceder doações para organizações que buscam implementar soluções inovadoras para reduzir a pobreza. A IAF investe diretamente na criatividade e compromisso de pessoas comuns dedicadas ao trabalho em prol de mudança positiva - o que a IAF chama de desenvolvimento de base.

A IAF apóia primordialmente dois elementos básicos do desenvolvimento econômico: geração de renda e melhores condições de vida. Os projetos financiados promovem, por exemplo, uma agricultura mais lucrativa, microempresas e empreendimentos solidários; proporcionam treinamento em aptidões vitais para um emprego bem remunerado; oferecem acesso a recursos hídricos, serviços básicos e habitação adequada, possibilitando às pessoas canalizarem sua energia para um trabalho produtivo.

Ao conceder suas doações, a IAF tem como objetivo assegurar a participação de populações indígenas, afrodescendentes e deficientes, bem como incentivar a sua inclusão na vida econômica e em processos políticos e sociais das respectivas comunidades. A IAF também busca apoiar projetos que estabeleçam parcerias com outras organizações da sociedade civil, empresariais e governamentais, e que enfoquem o fortalecimento de práticas democráticas.


A doação da IAF tem duração de aproximadamente um a três anos, e são por um montante total entre US$25.000 e US$400.000. Cada organização poderá apresentar apenas uma proposta por ano. Não há data limite para envio de propostas - elas serão analisadas na medida em que forem recebidas.
A IAF procura o seguinte nas propostas que financia:
  • Soluções inovadoras para problemas de desenvolvimento;
  • Uso criativo dos recursos comunitários;
  • Uma gama diversa de vozes da comunidade no desenvolvimento e execução do projeto;
  • Participação substancial dos beneficiários na:
    1. identificação do problema abordado;
    2. método escolhido para resolvê-lo;
    3. formulação do projeto;
    4. gestão e avaliação de atividades;
  • Parcerias com o governo local, comunidade empresarial e outras organizações da sociedade civil;
  • Potencial para fortalecer todas as organizações participantes e suas parcerias;
  • Viabilidade;
  • Indicação de sustentabilidade;
  • Contribuições de contrapartida do proponente, dos beneficiários e de outras fontes;
  • Potencial para gerar aprendizagem;
  • Resultados mensuráveis;
  • Comprovação da capacidade melhorada de autogovernança.
Os seguintes casos não se qualificam para receber doações:
  • Propostas apresentadas ou enviadas por órgãos públicos;
  • Propostas de indivíduos;
  • Propostas apresentadas ou enviadas por entidades fora do país no qual o projeto está localizado;
  • Propostas de grupos que não contribuem com recursos financeiros ou em bens e serviços para as atividades propostas;
  • Propostas associadas com partidos políticos ou movimentos partidários;
  • Atividades puramente religiosas ou sectárias;
  • Propostas voltadas apenas para pesquisa;
  • Projetos assistencialistas de qualquer espécie, instituições de caridade. A IAF não apóia projetos que não apresentem mecanismos claros de sustentabilidade das ações previstas após o termino da doação.
  • Propostas que visam apenas construção e/ou compra de equipamento;
  • Pedidos de doações inferiores a US$25.000 ou superiores a US$400.000;
  • Projetos cujo objetivo não seja incentivar a capacidade compartilhada dos beneficiários para melhorar, por si próprios, suas condições de vida.

Como solicitar um
  • O formulário lhe guiará para preencher as 3 partes requeridas da proposta:
    1. Folha de apresentação: Preencha as informações requeridas.
    2. Descrição do Projeto: As respostas às perguntas nessa parte não deverão exceder 10 páginas em espaço duplo, fonte 12.
    3. Orçamento: Favor seguir o modelo apresentado.
  • As propostas que excederem os parâmetros acima serão rejeitadas. Serão também desqualificadas propostas que não incluírem todas as informações solicitadas. Favor não incluir anexos.
  • Propostas podem ser enviadas em português, espanhol ou inglês, e serão aceitas durante todo o ano.
  • Ao finalizar a sua proposta, enviá-la por e-mail para: proposals@iaf.gov. Favor especificar o país “Brasil” na linha de assunto do e-mail. Não serão aceitas propostas por fax. Caso prefira enviar sua proposta por correios, o endereço da IAF é:
    Inter-American Foundation
    Program Office
    901 N. Stuart St. 10th Floor
    Arlington, VA 22203
    EUA
  • Envie a sua proposta apenas uma vez e espere receber a confirmação de recebimento por e-mail antes de contatar a IAF. Caso a sua proposta não for aceita, a sua organização será notificada dentro de 6 meses contados a partir da data de apresentação da proposta. Um pequeno número de propostas será selecionado para receber uma visita ao local e ser avaliado mais extensamente pela IAF. Dependendo da complexidade do projeto, a analise de propostas bem sucedidas pode levar até 12 meses.